3 DICAS PARA EVOLUÇÃO DO SEU SURF

Se você surfa há alguns anos e não consegue notar muita evolução em seu surf, esse post é para você!

Salve galera, meu nome é Cassiano Aguiar, sou empresário, freesurfer e pego onda há cerca de 20 anos. Nessas duas décadas dentro d'água consegui adquirir uma boa experiência e descobrir na prática, alguns detalhes que me fizeram progredir no surf, com certeza se eu tivesse obtido esse conhecimento logo no início, teria uma evolução muito mais rápida.

Irei elencar os 3 motivos de acordo com a minha própria evolução, mas não significa que um motivo tenha mais importância que o outro, um bom desempenho depende de uma série de fatores e irei elencar os que mais fizeram a diferença para mim.

1 - Equipamento

Lá no início da minha vida nesse esporte que carrego como uma paixão, eu costumava ficar mais preocupado com a prancha, sem me dar conta que as quilhas eram um fator determinante para uma boa performance (apesar de que na época que comecei nem existiam quilhas móveis kkk), porém, lá pela minha terceira prancha, já comecei a utilizar modelos com quilhas removíveis, mas utilizava quilhas genéricas e com tamanhos que impediam a minha evolução. 

Apesar de na época eu já saber manobrar, tinha dificuldade de fazer uma boa linha e sentia a prancha muito presa. Até que um dia em um campeonato na Plata Norte, o shaper Rodrigo Silva da SRS observou que as quilhas que eu estava usando eram totalmente incompatíveis para mim e para as condições que eu surfava.



Foi ai que ele me emprestou um jogo de quilhas dele, de fibra de carbono, modelo pequeno e passou algumas dicas, então a mágica aconteceu! Acertei manobras que nunca havia acertado e o meu desempenho mudou drasticamente. A partir desse dia eu percebi o quanto o equipamento influencia na evolução dentro d'água.

Logicamente que se você está apenas iniciando no esporte e ainda está aprendendo a dropar as ondas, as quilhas não irão fazer tanta diferença assim, valendo mais a pena investir em uma prancha adequada para iniciar com quilhas mais básicas, mas se você já está começando a dar as primeiras manobras, vale a pena investir em um bom jogo de quilhas, lembrando que as medidas da prancha, obviamente também mandam muito nessa hora! Portando, sempre busque entender cada detalhe dos seus equipamentos para que eles não sejam o motivo de sua estagnação no surf.



2 - Preparo físico

Quando eu estava começando a participar dos primeiros campeonatos, ainda grommet (com uns 10 a 12 anos) sempre ouvia do meu amigo e experiente surfista do Balneário Rincão, Wagner Simiano, o Wagnão, que eu deveria praticar a subida na prancha fora d´água, pois ele percebia que eu não tinha muita força e vivia apoiando o joelho na prancha para dropar. 

Eu ignorei esse conselho por anos e só fui me dar conta da importância desse preparo quase 10 anos depois, quando comecei a praticar treinamento funcional na Valla Fitness (aproveitando para deixar um abraço aos meus grandes amigos e apoiadores Édio Colombo, Regis e Gininho).

Assim que iniciei os treinos, lembro que por algum motivo fiquei duas semanas sem surfar, somente no treinamento funcional e logo no primeiro surf após essas duas semanas já notei o quanto meu rendimento dentro d'água havia aumentado. Minha remada estava mais forte, entrava nas ondas com mais facilidade e velocidade e dropava bem antes do que anteriormente, tendo mais tempo para ajeitar o pé, fazer uma boa leitura da onda e manobrar com mais força. 

Um detalhe importante é que antes de iniciar o funcional eu praticava academia (com foco em hipertrofia) e nessa época notei que meu surf só piorava, perdia resistência e mobilidade na água. Portanto é sempre bom ter atenção quanto ao objetivo que se busca com os treinos, no caso do surf, o ideal é focar em exercícios mais voltados para a resistência física e explosão muscular. Por isso, busque profissionais que entendam desse objetivo que logo você também sentirá a diferença.  

3- Conhecimento técnico

O treinamento técnico voltado para o surf, é algo relativamente recente, principalmente para surfistas que levam o esporte somente como hobby. Preparadores técnicos e treinadores só acompanhavam atletas profissionais e de alto nível e mesmo assim, muitos iam apenas na raça e as orientações eram feitas entre os próprios atletas, por dois motivos óbvios, custos altos para os atletas e existência de profissionais capacitados.

Porém, cada vez mais esse tipo de preparo e conteúdo vem ficando acessível para o público em geral. Um dos métodos mais pioneiros do mundo relativos a isso é o MAP técnica, Método Arthur Phillipi, que vem sendo aprimorado por sua equipe há mais de 10 anos e revolucionando o conceito de preparo técnico no surf.

Com linguajares simples e as vezes até engraçados como cavada "valesca popozuda", "arremesso de granada", "mão na onça", entre outros, essa metodologia se tornou um divisor de águas no surf de muitos surfistas amadores e profissionais.
No final de 2018, tivemos o prazer de trazer para Criciúma esse treinamento, que no módulo 1 traz um embasamento geral para os praticantes, desde a respiração (ou expiração pra quem já fez o curso) até o drope, leitura de onda, equilíbrio, velocidade e pressão, tudo isso embasado na motricidade e biomecânica do corpo humano, visando o melhor movimento para uma performance acertiva e reduzindo os riscos de      lesão.

Além da parte teórica, esse módulo traz a prática através de simuladores de surf (skates adaptados) que possibilitam a automatização dos movimentos fora d´água, para correção dos vícios de postura que geralmente desenvolvemos por praticar o surf sem o conhecimento técnico. Para mais informações acesso o instagram do MAP @maptecnica

Dica extra

Um outro detalhe que também costumo passar para meus amigos é a questão da concentração durante o surf, muitas vezes a galera leva a prática como um momento de total descontração e acaba não prestando atenção nos movimentos e erros cometidos durante o banho. Lógico que o surf não precisa se tornar algo chato e sério, mas se você busca evoluir nesse esporte, busque mais foco e concentração durante sua sessão e também peça feedbacks para quem tem mais experiência e ficou lhe assistindo, as vezes pequenos detalhes fazem total diferença.

Espero que esse post ajude de alguma forma na sua evolução e se você curtiu, compartilhe com os amigos e nas redes sociais para que consigamos ajudar o máximo de surfistas a evoluirem! 

Aproveite também para conhecer nossos produtos no link abaixo e concorrer a uma passagem para o litoral peruano, na promoção Viaje com a Salt!

Comente abaixo se você tem algum feedback sobre esse conteúdo, se ele já serviu para a sua evolução e se você gostaria de mais dicas como essas! 

TMJ!!! 

Cassiano Aguiar 
Co-founder Salt Water Brazil 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREVISÃO DE ONDAS, ONDE E COMO ANALISAR?

FÓRMULA MÁGICA DA PARAFINA

DO DROP A CAVADA EM 5 PASSOS