PREVISÃO DE ONDAS, ONDE E COMO ANALISAR?

Saaalve galera!

Na última enquete do instagram o tema mais votado foi previsão de ondas. Então essa matéria vai ser exclusivamente falando dos principais fatores que se deve analisar em uma previsão de ondas e também iremos mostrar quais as fontes (sites e apps) que nós costumamos usar.

Para analisar se as condições estarão favoráveis para o surf deve-se analisar uma série de fatores, mas iremos começar pelo básico.

Como nascem as ondas

As ondas do mar são geradas por ventos em alto mar, que se formam com sistemas de baixa ou alta pressão, esses sistemas são responsáveis pelos ciclones ou anti-ciclones que geralmente nascem em alto mar na altura da argentina e sobem se aproximando ou afastando do litoral brasileiro.

Ilustração de um dia em que tivemos a atuação de um ciclone e um anticiclone no mesmo gráfico. Windy.com


Os ciclones são formados por zonas de baixa pressão, fazendo uma convergência de ventos, acompanhado de chuva de instabilidade em seu centro.

Já os anticiclones, são zonas de alta pressão atmosférica, que por sua vez dispersam o vento e são secos em seu centro, formando ventos de maior velocidade longe do seu interior.

Enquanto os ciclones trazem o famoso swell para o litoral (ondas alinhadas), os anticiclones trazem as vagas, que são ondulações que apesar de poderem atingir grandes tamanhos, geralmente possuem menor período e são mais irregulares.

Direção de ondulação

Rosas dos ventos apresentada ao lado dos gráficos de ondulação e vento. Windy.com

A direção da ondulação é uma das coisas mais importantes ao se analisar a previsão, pois cada praia possui um posicionamento geográfico específico, o que faz cada pico receber de formas diferentes as ondulações.

Em praias de mar aberto, como por exemplo o Balneário Rincão, o mar fica mais sujeito a interferência de correntezas, que muitas vezes prejudicam a prática do surf, tanto por dificultar que o surfista se mantenha bem posicionado, quanto na formação que tende a ficar irregular nessas condições. Porém existem os dias que ao você encaixar com a corrente pode ter bons momentos no decorrer das bancadas, alguns picos ao redor do mundo funcionam melhor nessa condições.

Mas então como descobrir qual a melhor ondulação para cada pico? É necessário verificar qual o posicionamento da praia em questão, se pegarmos as praias do extremo sul (do Farol de Santa Marta para baixo) praticamente todas ficam posicionadas de frente para o Sudeste, algumas praias como Itapirubá norte tem sua praia virada mais para nordeste.

Imagem de satélite da Praia de Itapirubá. Windy.com


Sendo assim, a ondulação que tem maior probabilidade de trazer boas condições tendem a ser a direções mais retas ou levemente inclinadas. Para os que preferem fugir da corrente e buscar melhores condições com menos remada, o ideal é buscar picos protegidos com costões quando a ondulação está mais na diagonal ou quase paralelas a costa, principalmente se marcarem acima de 2 metros, porém algumas vezes as ondulações passam tão paralelas que nao entram em algumas praias, e muitos dizem que "está passando por fora", ou seja, a ondulação esta forte em alto mar e acaba não entrando nas praias que são protegidas por essas ondulações. Um exemplo clássico é a quando a ondulação esta forte de sul e as praias viradas para nordeste (exemplo de Itapirubá) quase não recebem a ondulação, quebrando mais para o meio da praia.

É importante também analisar o swell primário e secundário, pois como o oceano é muito extenso, geralmente existe mais de um sistema de baixa ou alta pressão em alto mar, isso faz com que ondulações se "misturem", contudo, o swell primário é o que tem maior influência nas condições, sendo influenciado pelo swell2, secundário, como mostra as setas abaixo.

Fonte: Gráfico de ondulação com Swell primário (alaranjado) e Swell Secundário (verde) com vento (azul claro) Windy.com 


Altura e período

Toda ondulação, além da direção, possui uma altura e período. A altura é o tamanho que a onda irá atingir quando chegar mais próxima do litoral e o período é o tempo que leva entre uma onda e outra para quebrar. Em teoria, é só medir todos os intervalos de tempo entre ondas sucessivas, somar as medições e dividir pelo número de ondas que passaram.

Uma coisa interessante é que, as ondas com período maior irão chegar primeiro, e a medida que o tempo vai passando as ondas com menores períodos vão chegando a costa, o que geralmente entendemos como o resto do swell.

Mas porque importa esse tempo chamado período? Porque quanto maior o período, maior a força e definição da onda, por exemplo, as ondas de swell geradas por cliclones, geralmente possuem grande potência, vindo em linhas e com séries bem definidas, pois percorrem grande distâncias em águas profundas. Já as ondas geradas por anticiclones ou sistemas de alta pressão (quando o vento sopra mais forte nas bordas do ciclone, próximo ao litoral) geralmente possuem menor período, com ondas irregulares e mar mexido.

Vento 

O vento no litoral também é um fator decisivo na hora de analisar a previsão. Pois ventos fortes prejudicam instantaneamente a formação das ondas, principalmente o maral (on shore), que sopra do mar para a terra.

O famoso terral (Off Shore), que sopra da terra para o mar, é o que mais colabora com a formação das ondas. Continuando com o exemplo do Balneário Rincão, os ventos Oeste, Noroeste e Norte são os que mais beneficiam as ondas. Em contrapartida os ventos Nordeste, Leste, Sudeste, Sudoeste e Sul, que sopram de lado ou maral, são os mais prejudiciais.

Muitas vezes os ventos tem a ver com a regulação das temperaturas da própria Terra. As águas são como reguladores de temperatura, assim quando o mar esta com as aguas mais frias, eles tendem a soprar para a terra que está mais quente, quando o inverso acontece o famoso terral faz a alegria da galera do surf. Um exemplo é quando estamos no outono, água do mar esta em 25 graus e durante a madrugada terra abaixa a temperatura para 18 graus, então o vento tende a soprar da terra para o mar até que o sol nasça e comece a esquentar a terra acima da temperatura do mar e aí então o vento maral começa a soprar.


Fontes e App

windy.com (possui app)
surfguru.com.br
http://ondas.cptec.inpe.br

Texto

Cassiano Aguiar e Rafael de Aguiar




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FÓRMULA MÁGICA DA PARAFINA

DO DROP A CAVADA EM 5 PASSOS