DO DROP A CAVADA EM 5 PASSOS

Saaalve galera!

Pode ser que você surfe há anos e deve pensar que esse post é para iniciantes, mas alguns toques que irei dar aqui provavelmente você nunca tenha reparado durante o surf.

Primeiramente gostaria de agradecer a todas as mensagens e compartilhamentos da minha primeira matéria 3 DICA PARA EVOLUÇÃO DO SEU SURF,  a qual me rendeu muitos feedbacks positivos.

Meu objetivo aqui é dividir com vocês as minhas experiências pessoais e também repassar parte dos conteúdos adquiridos em cursos, então bora evoluir juntos!

Passo 1 - Expirar

Parece uma contradição pensar em soltar o ar antes de pegar uma onda, até porque, se você cair na água, irá precisar de oxigênio para se manter naqueles poucos (e às vezes desesperadores kkk) segundos.


Mas, expirar alguns segundos antes de começar a remar para a onda é muito importante, pois, quando você esvazia os pulmões, os músculos abdominais se contraem e garantem maior sustentação do corpo para realização dos movimentos, além de gerar mais equilíbrio por ativar os músculos da região do CORE (abdômen, quadris e região pélvica).


Uma boa expirada faz grande diferença e particularmente eu percebo que ajuda a aumentar minha concentração na hora de remar para a onda e analisar para qual lado irei nela, resultando em uma melhor leitura dela.

Passo 2 - Extensão total dos braços

Outra dica importante é com relação aos braços na hora de ficar em pé na prancha. Geralmente surfistas que estão começando a pegar suas primeiras ondas têm dificuldade de "entrar" na onda, pois, ao perceber que estão sendo levados pela onda, apoiam-se na prancha sem estender totalmente os braços.

Isso faz com que a prancha não abaixe o bico, fazendo que o surfista perca a onda ou entre atrasado de mais nela (geralmente levando uma vaca kkk)

Outra curiosidade referente ao drop foi postada no instagram da MAP Técnica recentemente, apresentando estudos comprovando que a velocidade para se levantar na prancha é a mesma em todas as condições e ondas do mundo.

Portanto, faça sempre esse movimento de forma consciente e com calma, colocando mais energia na remada, pois, o que importa mesmo é a velocidade que a prancha pega ao entrar na onda e não o tempo que você leva para levantar.

Passo 3 - Ajeitar os pés

Onde colocar os pés na prancha é algo um tanto quanto específico, pois pode variar de acordo com o estilo do surfista e da prancha usada.

Porém, para se executar qualquer tipo de manobra, é necessário que os pés estejam pelo menos centralizados com relação à longarina para não tocarem a água nas trocas de bordas e também bem assentados no deck e na parafina, para que na hora da manobra eles não escapem.

Outra coisa que é perceptível, analisando os surfistas profissionais, é que geralmente durante as passadas (troca de borda para gerar velocidade) eles posicionam os pés mais para o meio do deck e o levam bem para trás (no limite do deck) quando vão executar manobras aéreas e progressivas.

Abaixo segue uma imagem ilustrativa de como os pés devem se posicionar sobre a prancha, essa imagem foi elaborada pelo nosso parceiro Lucas do insta @papodesurfista e lá vocês encontram o post com todo o conteúdo sobre esse tema. 


Lógico que isso é apenas um parâmetro para se ter uma base de onde posicionar os pés e cada  surfista irá ajustar de acordo com seu estilo, prancha ou manobra. Um exemplo é a base para pegar tubos que geralmente é deslocada mais para frente, tanto o pé de trás quanto o da frente.  

Mas, independente da manobra que você está mandando, tente sempre ficar atento a sua base, para ver se está aberta ou fechada demais e se está no centro da prancha (em relação as bordas). 

Em experiencias próprias, já percebi que algumas pranchas têm particularidades que fazem com que elas funcionem ou não (ficando presas por exemplo) dependendo do local em que os pés estão sobre a prancha.

Outro fator relacionado a isso é o peso distribuído entre cada pé, mas isso fica para uma matéria exclusiva.

Passo 4 - Dissociação de cintura

Esse termo é algo que boa parte dos surfistas desconhece, apesar de fazerem sem saber, é importante ter consciência desse movimento, pois ele gera mais estabilidade ao ficar em pé na prancha, facilitando as trocas de borda e o equilíbrio na hora de deitar (pendular) o corpo para fazer a cavada e as manobras. 

A dissociação de cintura deve ocorrer logo que se fica em pé na prancha e tem dois pontos que se deve observar, o primeiro dele, é a flexão do joelho traseiro em direção a base da prancha.

Percebam que os joelhos direitos dos atletas se aproximam da prancha, mantendo o joelho da frente em um angulo de quase 90 graus em relação a prancha. 

O outro ponto importante são os ombros, eles devem quase cruzar sobre a longarina da prancha, como se você virasse o peito de frente para o bico da prancha. 

Passo 5 - Os braços

Por último e talvez o detalhe que você mais irá perceber daqui pra frente é o posicionamento dos seus braços durante a cavada.

O braço traseiro deve sempre estar posicionado para frente, buscando tocar a água. Volte na última imagem e perceba onde estão os braços direitos dos dois atletas. 

Manter o braços para frente ajudam a manter a pressão e velocidade sobre a prancha, pois o peso do braço juntamente com o tronco, quanto mais estiverem concentrados no centro da prancha, mais irão dar pressão contra a onda. 

Abaixo também separei algumas imagens para ilustrar melhor: 

How To Choose A Surfboard - Advanced - Manly Surfboards

Mesmo na cavada de backside, o ideal é que o braço traseiro se mantenha para frente, ajudando assim a gerar impulso e projetar o corpo para a parte critica da onda. Mas neste caso a mão que deve tocar a agua é a da frente.

Fiji Pro, Day 2: Everything You Need to Know | The Inertia

Dica extra

Outros detalhe que também são bastante úteis para a cavada de backside são os três pontos destacados abaixo, além do braço traseiro posicionado para frente é importante buscar abrir o ombro da frente para possibilitar uma subida mais vertical, esse movimento do ombro acaba ficando atrelado ao último detalhe, a palma da mão para cima, esse pequeno detalhe acaba ajudando na abertura do ombro e por consequência da mais estilo ao movimento.

Small secret to Backside Bottom turn and Backside Cutbacks | Ki ...

E ai, conseguiu absorver um pouco dessas dicas? Ficou algum dúvida ou discorda de algo? Então deixe sua opinião ou sugestão de novos temas nos comentários, sua participação é muito importante para que possamos evoluir juntos.

Para adquirir nossos produtos e concorrer a uma roupa de borracha zerada da Truzz  acesse o site aqui e compre um Dryer 

Ossssss



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PREVISÃO DE ONDAS, ONDE E COMO ANALISAR?

FÓRMULA MÁGICA DA PARAFINA